Realidade Aumentada e os benefícios para o Varejo

Realidade Aumentada e os benefícios para o Varejo

Melhorar a experiência de compra, elevar vendas, estreitar laços entre marca e consumidor, fidelizar clientes, antecipar decisões de consumo, agilizar processos de compra e trazer o consumidor digital para o ambiente físico. Essas são algumas da possibilidades proporcionadas ao varejo pelo uso da realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), tecnologia capaz de permitir que o mundo virtual se misture ao ambiente real.

Um artigo publicado recentemente na Harvard Business Review mostra que mais de 30% dos executivos das áreas de Varejo e Tecnologia da Informação pretendem investir em ações de AR até 2020. O interesse se justifica. Pelos cálculos do IDC  (International Data Corporation), varejistas que utilizarem AR nas empresas aumentarão em 20% os níveis de satisfação dos clientes e em 15% a produtividade dos colaboradores.

Em termos práticos, por meio de software ou de um aplicativo, a tecnologia de realidade aumentada interpreta sinais vindos de um objeto real. E se você ainda tem dúvidas sobre a efetividade do recurso, basta pensar na seguinte situação do cotidiano: surge um convite de última hora para um evento e você precisa encontrar uma roupa para ir, mas está sem tempo para experimentar diversas peças na hora da compra. Seria bom se existisse uma maneira de diminuir o tempo gasto nessa tarefa, concorda? A AR permite, por exemplo, equipar a loja com um espelho interativo, em que você consegue testar os looks sem precisar realmente experimentar as roupas.

“Estamos em um momento no qual diferentes canais de consumo convergem com o objetivo de proporcionar uma experiência única ao consumidor. Ao considerarmos o fato de as pessoas estarem cada vez mais em busca de agilidade nas tarefas do dia a dia, fica mais fácil entender por quê as lojas físicas estão em pleno processo de transformação, incorporando  recursos digitais e novas tecnologias aos seus processos”, analisa Renato Gangoni, CEO da Spin Design , multinacional brasileira que transforma processos corporativos e padrões mentais em mapas visuais.

Desenvolvimento e preparação de talentos

Outro importante benefício da utilização da realidade aumentada é melhorar a performance dos colaboradores. Por meio de aspectos virtuais é possível simular situações reais do cotidiano de uma loja. “Os ambientes digitais permitem vivenciar situações diárias de um jeito seguro, controlado e pedagógico. Outro ponto positivo é ter a oportunidade de conhecer os produtos e suas especificações técnicas de maneira ágil e fluida. Assim, sobra tempo para pensar na qualidade do atendimento ao cliente”, conta o CEO da Spin Design. “Também há chance de treinar um grande número de funcionários sem a necessidade de investir muito em tempo, deslocamento e outros recursos. Ou seja, a AR é uma alternativa interessante de aprendizagem, motivação, engajamento e imersão na marca – o que contribui para fortalecer o diferencial competitivo no mercado”, completa Renato Gangoni.

fonte: Site SA Varejo

No Comments

Comments are closed.